Sobre Poder & Empoderamento

Entendendo melhor esses conceitos

A minha vontade de escrever sobre poder e empoderamento surge em um momento em que percebo grande confusão sobre esses temas e tenho uma necessidade imensa de pontuar do que eu estou falando quando me refiro a essas duas palavras.

Veja, na minha experiência com dezenas de clientes individuais e centenas de alunas dos meus cursos, percebo alguns temas em comum e sempre acabo me deparando com frases que, de forma distintas, nos levam para a reflexão sobre poder. Palavras do tipo:

“Sonho em poder ser quem eu realmente sou, ligando o foda-se para os olhares e julgamentos alheios. Quero liberdade real.”

“Quero ter autoconfiança e segurança inabalável para perseguir os meus desejos e sonhos.”

“Tenho várias vontades e curiosidades sobre o que é possível vivenciar na cama, mas não tenho coragem de iniciar essa conversa.”

“Estou longe da minha essência, vivendo no piloto automático. Preciso me empoderar e assumir ser quem eu realmente sou.”

Acho que a maioria de nós já proferiu frases parecidas em algum momento da vida e, nesse sentido, ter um espaço para refletir sobre poder pode nos dar insights importantes sobre os nossos processos internos.

Aqui defino o meu entendimento maior para vocês

PODER é sobre sua capacidade de escolha real e sobre ter os recursos necessários disponíveis para você. Os recursos emocionais, mentais, físicos, espirituais, energéticos, ou seja, em todos os níveis, para que você possa agir de maneiras que te pareçam benéficas e que estejam alinhadas com as suas necessidades e desejos mais profundos.

EMPODERAMENTO é sobre apoiar o seu processo de autorrealização, de florescimento, de expressão e ações autênticas. É um processo contínuo de conscientizar-se criticamente e se transformar através das ações, da prática.

Historicamente, sabemos que mulheres têm sido sistematicamente desempoderadas. Mulheres negras, indígenas, LGBTQIA+ experienciam o desempoderamento sistêmico de forma ainda mais bruta.
Para todas nós, isso se observa nos acessos que nos são negados, nos espaços que nos são delimitados e nas incontáveis formas objetivas e subjetivas de diminuir o nosso senso de merecimento e dignidade.

É justamente por isso que eu insisto na conversa sobre poder, pois entendo que precisamos desenvolver e corporificar o que significa viver como uma mulher ou pessoa queer de poder nos dias atuais.

Ao nos apropriarmos do nosso poder, estamos acessando os recursos que precisamos para escolher as coisas que nos fazem felizes e então, temos a capacidade de construir os caminhos para vivermos de forma mais preenchida, completa e, em maior instância, autorrealizada.

Como você já sabe, eu acredito que o Corpo e, em especial, a Sexualidade são caminhos super potentes na nossa reivindicação de Poder.

Nesse sentido, te convida a se juntar a mim e outras mulheres incríveis em uma jornada linda no curso “Corporificando Prazer & Poder”.

Essa jornada online será ao vivo, começando no dia 9 de março. Todos os detalhes estão aqui. E claro, se você quiser conversar comigo antes de se decidir, por favor me chame no Whatsapp. Vou amar falar com você!

Te deixo um grande beijo em devoção pela libertação e emancipação de todes nós.

Marina

Comente aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.